www.FilosofiaEsoterica.com
Fraternidade universal, cidadania planetária e busca da sabedoria eterna estão entre as
ideias centrais que inspiram este website. E-mail para contato: lutbr@terra.com.br .
Visite, também, www.TheosophyOnline.com e www.Esoteric-Philosophy.com .




A Arte de Encontrar o Equilíbrio

Alguns Passos Para Ampliar a
Harmonia Com Nosso Eu Superior
 

Steven H. Levy, M. D.
 
 
 
 
 
00000000000000000000000000000000000000000
 
O artigo a seguir foi publicado inicialmente
em inglês na edição de março de 2013 de “The
Aquarian Theosophist”. Título original: “The
Art of Living: Finding Balance”.  Steven H. Levy,
M. D., é associado da Loja Unida de Teosofistas,
LUT, em Filadélfia, Pensilvânia, nos Estados Unidos.
 
00000000000000000000000000000000000000000000000000
 
 
 
Carma é a lei invariável e universal da Natureza, a lei que recupera a harmonia e o equilíbrio. O caminho para alcançar equilíbrio em nossas vidas inclui o estudo das leis da Natureza e o esforço para viver de acordo com elas. Para manter o equilíbrio é necessário trilhar um caminho de ação com base no cumprimento contínuo do dever, segundo a nossa compreensão do carma.
 
A natureza física em si mesma é tão vasta que pode parecer impossível compreender as suas leis. Mas os segredos da natureza são visíveis e estão manifestados bem diante de nós e em nosso interior. Se o Ser Humano é uma miniatura do Universo, segue-se que é válido o aforismo “Assim na Terra como no Céu”.
 
Os segredos da Natureza e as chaves que permitem encontrar equilíbrio estão dentro de nós. Eles podem ser conhecidos e usados se cultivarmos a prática do auto-estudo. E isso deve ser acompanhado da prática da autodisciplina.
 
Ao olhar para o nosso interior, sabemos imediatamente o que significa ter equilíbrio. A harmonia no mundo externo corresponde à tranquilidade interior. O equilíbrio emocional existe quando não há as tensões da raiva, do ciúme, ou da angústia. A tranquilidade interna também existe quando nossos sentimentos de alegria e prazer não são extremos.
 
Alguns acontecimentos estão aparentemente fora do nosso controle e perturbam nossa tranquilidade interior. Há pensamentos, desejos e ações que estão sujeitos ao nosso controle e tanto podem perturbar como recuperar e manter o nosso equilíbrio interior. A vida interna não é apenas o âmbito em que começamos a entender as leis da natureza: é na vida interna, também, que começamos a ganhar autocontrole e a alcançar o equilíbrio. A teosofia - a sabedoria acumulada por gerações incontáveis de sábios - ensina o caminho para fazer isso.
 
Quando conduzimos nossa vida interior e cumprimos nossos deveres externos preservando a harmonia com nosso Eu Superior, que é o Eu Único em todos e em cada um, então vivemos em harmonia com todos os seres. Viver em harmonia com nosso Eu Superior exige que reconheçamos a unidade espiritual e a identidade de todos os seres com o Único Ser, ou Absoluta Divindade. Um pré-requisito deste reconhecimento é a compreensão da ideia de que não estamos separados, e que, portanto, a separatividade ou egoísmo devem ser evitados em todas as suas expressões.
 
Esta é apenas metade do nosso dever. A outra metade é o cultivo do altruísmo em pensamento, na fala, e nas ações. Quando começamos a verificar, testar e comparar este ensinamento com a nossa experiência prática, a vida interna se transforma em um laboratório onde podemos observar o processo do equilíbrio emocional, ou onde é possível ver o surgimento da perturbação, se nos afastarmos do nosso dever.
 
 
000000000000000



Sobre a missão do movimento teosófico, que envolve o despertar da humanidade para a lei da fraternidade universal, veja o livro “The Fire and Light of Theosophical Literature”, de Carlos Cardoso Aveline.
 
A obra tem 255 páginas e foi publicada em outubro de 2013 por “The Aquarian Theosophist”. O volume pode ser comprado através de Amazon Books.
 
0000000000000000


 
 
Acompanhe nosso trabalho no Facebook .  Siga-nos pelo Twitter . 
 
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
 
000000000000000000000000000000000000
A Arte de Encontrar o Equilíbrio



Home O E-grupo SerAtento Links Contato Lista de Textos por Autor