Pomba Mundo
 
O Dharma do Rio Grande do Sul é a
Construção de uma Comunidade Fraterna 
 
 
J. P. Coelho de Souza
 
 
O Espí­rito da Revolução Farroupilha
 
O brasão da República Rio-Grandense (esquerda) expressa a utopia
universalista inspirada pelo ideal maçônico. À direita, Giuseppe Garibaldi
 
 
 
Nota Editorial de 2012:
 
As leis do universo estabelecem que o pequeno contém o grande. A parte carrega em si o todo. A semente guarda consigo a árvore adulta. Cada pequeno átomo é uma réplica do sistema solar. Um grão de areia funciona como um espelho do cosmos, e o amor ao lugar em que nascemos faz parte da lei maior da fraternidade universal.
 
O texto a seguir pode ser lido como um poema e exemplifica a unidade paradoxal entre o que é pequeno e o que é imenso. Coelho de Souza descreve o seu amor a um Estado brasileiro a partir do estudo histórico da luta por uma República Rio-Grandense, entre 1835 e 1845.
 
Na tentativa de juntar céu e terra, a revolução farroupilha foi um fato concreto inspirado por um sonho universal. Não foi uma luta separatista, mas ensaiou a construção de um Brasil baseado nos ideais federalistas da liberdade, da igualdade e da ajuda mútua. Foi com este espírito de busca do futuro que o maçom italiano Giuseppe Garibaldi participou da luta no Rio Grande, e que a sua mulher catarinense, Anita Garibaldi, lutou mais tarde nos campos de batalha da Itália. O planeta inteiro deve ser a pátria de cada ser humano, e o país dos Garibaldi incluía diversos continentes.
 
O trabalho pelo bem da humanidade não tem fronteiras, e na década de 1860 Giuseppe Garibaldi conheceu Helena Blavatsky. Nascida em 1831, a pensadora russa esteve pessoalmente na batalha de Mentana, na Itália, em 1867, junto às tropas de Garibaldi. Para ela, o episódio foi uma lição amarga sobre a ineficiência das ações armadas como meio de alcançar um ideal nobre. Gravemente ferida a bala e dada como morta, Blavatsky salvou-se talvez porque sua verdadeira missão ainda não começara.
 
Oito anos mais tarde, em sete de setembro de 1875, ela fundaria em Nova Iorque o movimento esotérico moderno. Blavatsky não esquecera o episódio da Itália. O coronel Henry Olcott, um dos fundadores do movimento, diz em suas memórias que quando a conheceu ela usava uma “blusa vermelha garibaldiana”.[1] 
 
Pertencendo a gerações diferentes, Garibaldi e Blavatsky lutaram de modos diversos pela causa da fraternidade. Com o movimento teosófico, o ideal humanitário se liberta da ilusão de que ações violentas podem ser úteis, ou de que a mudança necessária ocorrerá graças a propaganda política. A fraternidade deve vir de dentro para fora. Deve ser produzida pela mente de cada indivíduo, e pelo seu exemplo. São inúteis a força física das armas e a mera propaganda política de curto prazo, que impõe uma opinião, mas não ilumina.
 
É na sua essência, e não na forma externa, que a proposta federalista da revolução farroupilha está mais forte do que nunca no século 21. A ética da unidade da vida em nosso planeta surge hoje como algo inevitável. O espírito farroupilha está vivo.
 
O cântico de Coelho de Souza se dirige nominalmente ao Rio Grande.[2] O autor fala ao espírito da sua terra natal – um espelho da sua alma – e mostra que o dharma ou vocação central da terra gaúcha está na vivência diária da ética e da fraternidade. Após evocar os heróis da Revolução dos Farrapos, ele diz, nas linhas que antecedem o fragmento:
 
“…. Todos, todos, purificados no sacrifício, engrandecidos na virtude, enobrecidos no ideal, sublimados no heroísmo – passam ante os nossos olhos deslumbrados, neste ato de culto e de reconhecimento. Criadores de beleza, forjadores de uma história, glorificadores de uma raça, condutores de gerações – essas grandes sombras, forças que vêm do passado, indicam os deveres do presente, para as criações do futuro. Diante deles, afirmemos os nossos sentimentos, formulemos as nossas propostas, articulemos os nossos propósitos.”
 
Segue-se então a declaração de amor à terra gaúcha.
 
(Carlos Cardoso Aveline)
 
NOTAS:
 
[1] “Old Diary Leaves”, Henry S. Olcott, T. P. H., Adyar, Índia, 1974, Volume I, p. 4. Sobre a presença dela na batalha de Mentana, o que se deu como integrante de um grupo de mulheres voluntárias, veja p. 9. Helena Blavatsky foi ferida por dois tiros, um deles logo abaixo do coração, e também por um golpe de punhal. 
 
[2] Os seus parágrafos concluem o volume “Revolução Farroupilha, Sentido e Espírito”, J. P. Coelho de Souza, Ed. Sulina, 85 pp., 1944.
 
 
O Espírito da Revolução Farroupilha
 
J. P. Coelho de Souza
 
 
RIO GRANDE.
 
Nós te amamos no encanto e na rudeza da tua terra:
 
No horizonte sem limite das planícies; na curva amável das coxilhas; na selvatiqueza das tuas serras faiscantes ao sol no seu dorso de basalto.
 
Na vastidão das tuas águas mediterrâneas e na impetuosidade encachoeirada dos teus rios, que descem do planalto.
 
Na glória das tuas manhãs de estio e na canícula do meio-dia, quando o sol cai a pino e a luz treme, ao longe, sobre o campo; no luar das tuas noites, que envolve os homens e a natureza na mesma vaga sentimentalidade.
 
Nas tuas manhãs de inverno, com as serras cobertas de neve e os campos do sul cobertos de geada; nas tuas noites de invernia, quando o minuano assobiando como um bando de demônios ameríndios, penetra pelas frinchas, mortifica o homem e o armento – vento que é a força temperante, a alma mesma da raça.
 
Nós te amamos na riqueza e na feracidade do teu solo.
 
Nós te amamos na origem e na glória da tua gente:
 
No açoriano valioso, que conservara intactas, no meio do oceano, as qualidades originárias; no paulista e no mineiro enrijados nas Bandeiras; no índio cavaleiro do sul e no guarani, pais dos nossos lanceiros; no negro bom e sofredor, pequeno no número e grande no sacrifício.
 
Nas espadas de Pinto Bandeira, de Bento Gonçalves, de Osório, de Câmara, de Marques de Souza, de Andrade Neves – de todos os que pelejaram por ti e pelo Brasil.
 
Nós te amamos no idealismo dos teus filhos e na pureza dos teus homens públicos.
 
Nós te amamos nas virtudes e na beleza das tuas mulheres, que tantas vezes souberam ser fortes e exemplares.
 
Nós te amamos na labuta diária do teu povo.
 
Na rude lida campesina, quando o gaúcho com alegria heroica e serena indiferença, joga a sua vida a cada passo – na doma do potro chucro, na parada dos rodeios, nas tropeadas e no estouro da boiada.
 
Na atividade penosa do ervateiro, na paciência estoica do carreteiro, no amanho da terra pelo colono.  
 
Nós te amamos nos costumes da tua gente:
 
No seu trajo típico, nas carreiradas e “califórnias”, nos causos contados à luz do fogão, nos descantes e desafios à viola, nas chimarritas e tiranas buliçosas.
 
Nós te amamos no temperamento irrequieto e desigual dos teus filhos, que os leva, em momentos, da graça dos improvisos ao choque pessoal.
 
Nós te amamos na beleza e na força mental dos teus espíritos de eleição, no verso de Araújo Pôrto Alegre; na prosa erudita de Apolinário Pôrto Alegre; na eloquência de Silveira Martins e de Pedro Moacir; na predicação de Assis Brasil, Júlio de Castilhos, Venâncio Aires e Demétrio Ribeiro; nas tuas novas gerações intelectuais.
 
Nós te amamos no que tens de grande e de pequeno, de luz e de sombra; de perfeito e de precário – porque tudo vem de ti e tu és amorável no teu conjunto.
 
Nós te prometemos e te juramos, à face imaculada dos maiores, que viveremos por ti e para tua grandeza.
 
Por ti estudaremos, por ti trabalharemos, por ti diligenciaremos – dentro de uma integral compenetração de vida pública e privada.
 
Toda a nossa existência será consagrada ao teu futuro – Rio Grande amado que determinas os sonhos da nossa mocidade e os anseios da nossa maturidade.
 
E por tanto amor, não te pedimos senão uma recompensa: morrer dentro das tuas fronteiras, entre as barrancas ásperas do Uruguai e as areias brancas do Chuí, para fechar os olhos com a magnífica certeza e o supremo orgulho de que nos desfaremos no teu seio – sendo terra dos teus campos, seiva das tuas árvores, beijados pelo teu sol, orvalhados pelas tuas chuvas, abençoados pelos teus céus, na paz infinita que só tu poderás dar.
 
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Sobre a ecologia da mente e a teosofia do ambiente natural, veja o livro “A Vida Secreta da Natureza”, de Carlos Cardoso Aveline.
 
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A obra foi publicada pela Editora Bodigaya, de Porto Alegre, tem 157 páginas divididas por 18 capítulos, e está na terceira edição, de 2007.
 
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