Pomba Mundo
 
Capa TEO Março 2014
 
 
 
O seguinte pensamento abre a presente edição de O Teosofista:
 
Obter uma vontade forte é útil, para quem tem metas solidárias e altruístas.
 
Na página 1, temos o artigo “O Papel da Metafísica no Êxito do Brasil e de Portugal”. A tese é que a produção filosófica de um país está misteriosamente ligada aos demais índices de desenvolvimento da nação.
 
Na página 3, uma nota sobre a força de vontade, e um poema de Múcio Teixeira (1857-1926), intitulado “Alma Nua”.
 
Nas páginas 4 a 6, temos o artigo “A Força Criadora da Atenção”, da teosofista portuguesa Joana Maria Pinho. A educadora mineira Regina Maria Pimentel de Caux escreveu o texto “Educando o Ser Interior”, que começa na página 7. Na p. 9, uma nota sobre a nova etapa da tradução gradual de “A Doutrina Secreta”, de H. P. Blavatsky. 
 
As pp. 10 e 11 trazem três notas breves:
 
* “Compreendendo a Dança do Tempo”,
* “Como se dá o Despertar” e
* “O Modo de Olhar os Problemas”.
 
Nas páginas 12 a 14 há o texto “Sobre o Dever de Agir com Altruísmo”, Diogo Antônio Feijó, o estadista e filósofo brasileiro do período do Império. Na primeira metade do século 19, Feijó teve a coragem e a visão profética suficientes para pedir o final do celibato obrigatório do clero. Ele queria acabar com a corrupção dos sacerdotes, mas sua boa intenção atraiu a ira do Vaticano. Pensador honesto, Feijó levou uma vida austera. Foi um pioneiro do estudo de Kant no Brasil.
 
Outros temas de destaque da edição de março incluem:
 
* “A Busca do Sagrado”;
 
* “O Simbolismo do Ovo do Mundo”, um fragmento de Helena Blavatsky; e
 
* “Litoral”, um poema do brasileiro Ribeiro Couto.
 
Esta edição de 19 páginas conclui com a Lista dos textos publicados mais recentemente em www.FilosofiaEsoterica.com  e seus websites associados.
 
 
 
 
000
 
Sobre a missão do movimento teosófico, que envolve o despertar da humanidade para a vivência da fraternidade universal, veja o livro “The Fire and Light of Theosophical Literature”, de Carlos Cardoso Aveline.
 
_FIRE_FrontCover
 
A obra tem 255 páginas e foi publicada em outubro de 2013 por “The Aquarian Theosophist”.
 
000