Esboço de Sua Gloriosa Vida
 
 
Raymundo Pinto Seidl
 
 
 
Raymundo Pinto Seidl (esq.) e o Duque de Caxias
 
 
 
Prefácio da Edição Online de 2017
 
O livro que agora reproduzimos em PDF foi publicado em 1903 para marcar o primeiro centenário do nascimento do Duque de Caxias.  Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Caxias, nasceu a 25 de agosto de 1803 e viveu até 7 de maio de 1880.
 
Raymundo Pinto Seidl foi um grande pioneiro da filosofia esotérica no Brasil. Poucos anos depois da publicação de seu livro, ingressou no movimento teosófico ainda durante a primeira década do século 20. Em 1910, esteve entre os fundadores da loja Perseverança, no Rio de Janeiro. Em 1919, Seidl foi eleito como primeiro presidente da seção nacional da Sociedade Teosófica, e liderou o movimento até 1927, quando já pressentia o final da vida física. [1]
 
Embora tivesse uma leitura ingênua da filosofia esotérica e abraçasse as ilusões de Annie Besant, a centralidade da ética em sua postura diante da vida é mais importante do que os erros bem intencionados que apoiou, e que faziam parte das limitações daquela época. 
 
Ao escrever a biografia do Duque de Caxias, Seidl era capitão do exército. Mais tarde alcançou o posto de general. Sua obra sobre a vida do maior militar da história brasileira tem interesse teosófico por diversos motivos, entre os quais cabe citar pelo menos os seguintes:
 
* O livro constitui um estudo de História desde o ponto de vista da alma e da boa vontade para com todos;
 
* Seidl desenvolve um enfoque teosófico do Brasil ao adotar como prioridade uma ética impessoal diante da vida, que é o ponto decisivo em filosofia esotérica clássica;
 
* O autor transcende a visão romântica superficial do homem do povo como alguém  necessariamente bondoso, e mostra com clareza a luta amarga entre egoísmo e altruísmo na alma humana, em todas as classes sociais. Ele descreve, na história do Brasil, a vitória de Caxias sobre a ignorância e a crueldade;
 
* A obra torna mais fácil perceber a conexão sutil entre o centro da aura do movimento teosófico – com o qual se relaciona a missão de vida de Seidl – e o centro da aura do Brasil, com o qual se relaciona a missão de vida do Duque de Caxias;
 
* O amor altruísta ao país em que nascemos, exaltado por Seidl, é correto desde o ponto de vista teosófico. O sentimento foi defendido tanto por Helena Blavatsky, em “A Chave da Teosofia”, como pelos Mahatmas Orientais, em suas Cartas. Nada tem a ver com xenofobia, e é coerente com a ideia de fraternidade universal.
 
Durante o trabalho dos editores, Joana Maria Pinho trabalhou na reconstituição técnica de letras e palavras que apresentavam problemas ortográficos ou de clareza de impressão na edição de 1903.
 
Numa das páginas de abertura do exemplar que usamos como original da presente edição,  o leitor verá a dedicatória e o autógrafo do autor, “R. Seidl”, datados de 19-03-04,  ou seja, 19 de março de 1904.
 
Introduzimos algumas notas explicativas, que estão identificadas pelas palavras “Nota da Edição Fac-similar de 2017”.  Depois do fim do texto da edição original, acrescentamos uma “Lista Parcial de Temas de Interesse Teosófico, Com suas Páginas”.
 
(Carlos Cardoso Aveline, em setembro de 2017)
 
 
 
NOTA:
 
[1] Veja em nossos websites associados o artigo “Origem do Movimento Teosófico no Brasil”.
 
000
 
Sobre a história do movimento teosófico no Brasil, veja os artigos “Leadbeater Diz Que Matou Brasileiros”, “Bispo Católico Visita Plantações em Marte”,  “Besant Anuncia Que é Mahatma” e “A Fraude da Escola Esotérica”. Todos estão disponíveis nos websites associados.
 
000
 
Em 14 de setembro de 2016, depois de uma análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu criar a Loja Independente de Teosofistas. Duas das prioridades da LIT são tirar lições práticas do passado e construir um futuro saudável
 
000
 
O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 
 
 
Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:
 
 
000