Os Livros, a Teosofia e a Arte de Caminhar
 
 
Loja Independente de Teosofistas
 
 
 
Cardoso Aveline é um estudante de Helena Blavatsky, e também convive com
a tradição mística cristã, o taoismo, o confucianismo, o judaísmo e outras filosofias
 
 
 
Jornalista, nasceu no Brasil em 1952. Membro de movimentos populares desde a juventude, antigo ativista ecológico, tem extensa experiência internacional e morou cinco anos em outros países da América Latina durante a década de 1970. Nessa época, começou a estudar filosofias orientais.
 
Para ele, não há religião ou filosofia superior à verdade. É além do território das palavras, no silêncio meditativo e também na ação concreta, que a verdade pode ser encontrada: porém para ele a leitura e a pesquisa são indispensáveis.
 
Aveline pensa que a verdade é fundamentalmente interior e secundariamente externa, mas a busca do eterno  não nos deve tornar menos solidários como pessoas, nem menos atuantes como cidadãos.
 
Tendo ingressado no movimento  teosófico em 1980, ele vive em Portugal com sua esposa desde 2013.
 
Em 14 de setembro de 2016, estava entre os fundadores da Loja Independente de Teosofistas.
 
Coordenador da biblioteca  da Loja Independente, é o editor geral dos websites associados.[1] Trabalhando com uma equipe de coeditores também experientes, ele edita os periódicos mensais  “O  Teosofista”, “El Teósofo Acuariano” e The Aquarian Theosophist”. O Aquarian foi fundado desde a Califórnia no ano 2000 pelo destacado teosofista norte-americano Jerome Wheeler, e, em março de 2012, passou a ser publicado pela LIT. 
 
Entre as obras de Carlos estão O Poder da Sabedoria (1998), Três Caminhos Para a Paz Interior (2002), A Informação Solidária (2001), “A Vida Secreta da Natureza” (2007), e Conversas na Biblioteca (2007). Mas há outras.
 
Em “The Fire and Light of Theosophical Literature”, de 2013, ele descreve documentadamente a luta entre bom senso e ignorância na história da literatura teosófica, desde o século 19 e até o século 21.
 
Como editor, fez a revisão técnica da obra “Cartas dos Mestres de Sabedoria” (Editora Teosófica, Brasília, 1996). É também o responsável pela coordenação editorial da edição brasileira em dois volumes de “Cartas dos Mahatmas” (Editora Teosófica, Brasília, 2001).
 
Traduziu e editou obras clássicas como o “Wen-tzu”, “O Tao Teh Ching”, “O Dhammapada”, “A Voz do Silêncio” e “Luz no Caminho”. Mantém um blog teosófico em “The Times of Israel”, e observa com atenção a mudança civilizatória em nosso planeta, escrevendo a respeito. Como forma de lazer, pratica a arte de caminhar contemplativamente.
 
NOTA:
 
 
000
 
O artigo acima foi publicado nos websites da Loja Independente de Teosofistas em 08 de maio de 2023.
 
000
 
 
000
 
Leia mais:
 
 
 
 
 
 
* Examine a seção temática A Rússia, a Teosofia e Helena P. Blavatsky.
 
000
 
 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000