O Serviço Altruísta Como Forma de Oração
 
 
Carlos Cardoso Aveline
 
 
 
 
 
Começando em torno de 24 de agosto, o signo de Virgo concentra nos detalhes o foco da visão humana. O virginiano vê a parte, mais que o todo. Seu espírito é prático. Ele analisa, cataloga e enxerga os erros a superar.
 
A alma ingressa em Virgo depois de passar pelo território do signo de Leão e absorver a lição da grandeza. A aprendizagem da alma agora é outra. Trata-se de lidar com os pequenos desafios práticos da vida, olhando para o mundo com modéstia. No entanto, há nisto uma armadilha oculta.
 
Se exagerar na atenção às coisas minúsculas e às falhas, Virgo ficará frustrado. O signo mais detalhista do zodíaco precisa concentrar-se no seu dom de curar e de recuperar. Ele alcança a libertação fazendo o bem aos outros. A visão crítica serve apenas para saber o que deve ser melhorado. Não pode usada como desculpa para criticar sem nada fazer de bom.
 
Anna Maria Costa Ribeiro afirma que a consciência virginiana “nasceu para servir, não para liderar. Seu papel pode ser assistir o líder, mas não para enfrentar ou para se expor. Não suporta pressões e prefere se adaptar às circunstâncias. Numa posição subordinada, ela tem mais condições de ajudar, consertar, informar.” [1]
 
O altruísmo e a universalidade são meios de compensar o apego ao detalhe. Virgo é o sexto signo do zodíaco. O seu oposto simétrico é Peixes, o mais universalista dos 12 signos. Na dimensão espiritual, há uma relação profunda de Virgo com as Plêiades. Sua função, entre outras, é expressar a Lei da Compaixão, isto é, a regra do sacrifício altruísta que rege o universo nos seus aspectos essenciais. [2]
 
Em Virgo o modo preferencial de autoexpressão é o trabalho. Seu elemento é terra. Age em pequena escala, de modo consistente. Tem mente ativa: sua aptidão para aprender é vasta e de longo prazo. O esforço organizado é sua linguagem. É enorme a capacidade virginiana de planejar e colocar as coisas nos seus lugares. A tarefa mais elevada da pessoa de Virgo é curar e aprimorar a vida através do uso do bom senso e do espírito construtivo. Serviço altruísta é uma forma de oração.
 
Todos os seres têm o fator virginiano em sua aura e podem dispor conscientemente dele. Com maior ou menor facilidade, cada um é capaz de usá-lo para aumentar sua eficiência em tudo o que faz.
 
O peregrino sensato verifica a cada dia o grau de nobreza das suas próprias intenções e dos seus métodos de ação. O bom senso ensina que o espírito crítico precisa ser usado para examinar e purificar primeiro a si mesmo. Só depois disso é possível examinar os outros com lucidez.   
 
A Plenitude Pela Ação Correta
 
Stephen Arroyo destaca o fato de que, assim como os outros signos de Terra – Touro e Capricórnio -, Virgo dispõe da prática do altruísmo como ferramenta para superar suas limitações. [3]
 
Através de uma devoção produtiva, exercida com os pés no chão, este signo trabalhador evita o perigo de fechar-se em si mesmo e apegar-se a uma visão estreita. Vale sempre o diálogo com o signo de Peixes. [4]
 
A alma madura aprende a combinar a visão da parte com a compreensão do todo. O espírito sábio vê o conjunto quando examina o detalhe, e percebe cada pequena parcela quando compreende verdadeiramente o Todo.
 
NOTAS:
 
[1] “Conhecimento da Astrologia”, Anna Maria Costa Ribeiro, Novo Milênio Editora, 1996, Rio de Janeiro, 733 pp., ver p. 74. Sobre Virgo, examine “Illustrated A-Z of Understanding Star Signs”, editor geral Kim Farnell; Flame Tree Publishing, London, Printed in China, 2002, 224 pp., ver pp. 192-193.
 
[2] Veja o artigo “Sete de Setembro em Nova Iorque”.
 
[3] Vale pena examinar a obra “Astrology, Psychology, and the Four Elements”, de Stephen Arroyo, M.A., CRCS Publications, California, EUA, 191 pp., 1975, especialmente a p. 107.
 
[4] O modo pisciano de ser é discutido em “A Lição do Sol em Peixes”.
 
000
 
O artigo “A Lição do Sol em Virgo” foi publicado nos websites associados dia 19 de setembro de 2020.
 
000
 
Leia mais:
 
 
 
 
 
000
 
 
000
 
O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 
 
 
Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:   
 
 
000