A Presença Divina em Meio à
Dualidade do Mundo Concreto
 
 
Carlos Cardoso Aveline
 
 
 
 
 
A imagem-símbolo da LIT mostra uma pomba – a força espiritual – voando em meio à dualidade inevitável da vida, representada por dois globos com diferentes aspectos do mapa mundial.  
 
Helena Blavatsky concluía algumas das suas cartas e mensagens aos estudantes com um selo-carimbo que consistia de um globo alado. [1]
 
O significado do globo alado inclui a combinação harmoniosa da estabilidade (globo) com a transcendência (pássaro): do material com o espiritual. Os mesmos elementos estão presentes no nosso caso.  
 
A pomba no símbolo da LIT significa a paz e a sabedoria alada, que voa e transcende. Mas o pássaro é também a pomba branca da verdade que vemos mencionada nas Cartas dos Mestres de Sabedoria. Ali está registrado que um raja-iogue dos Himalaias faz, no século 19,  uma afirmação muito  atual no  século 21:
 
“Os setores intelectualizados da humanidade parecem estar-se dividindo rapidamente em dois grupos. Um prepara-se inconscientemente para longos períodos de aniquilação temporária, ou estados de não-consciência, devido ao abandono deliberado do seu intelecto, e aprisionamento nas estreitas trilhas do fanatismo religioso e da superstição, processo que inevitavelmente conduz à total deformação do princípio intelectual; o outro entrega-se desenfreadamente a seus impulsos animais, com a intenção deliberada de submeter-se à aniquilação pura e simples em caso de fracasso, e a milênios de degradação após a dissolução física. Essas ‘classes intelectuais’, agindo sobre as massas ignorantes que elas atraem, e que as veem como nobres e dignos exemplos a seguir, rebaixam e degradam moralmente aqueles que deveriam proteger e orientar. Entre a superstição degradante e o ainda mais degradante e brutal materialismo, a pomba branca da verdade dificilmente encontra um lugar onde possa descansar seus pés desprezados e exaustos.” [2]
 
A LIT visa abrir espaço na Terra, dentro das suas limitadas possibilidades, para a inspiradora pomba que simboliza o sexto princípio da consciência humana, buddhi, a alma imortal, a inteligência espiritual. 
 
A LIT adota como seu o lema do movimento teosófico moderno, criado por Helena P. Blavatsky em 1875: “Não Há Religião Mais Elevada que a Verdade”. 
 
NOTAS:
 
[1] Ver, por exemplo, Collected Writings, H. P. Blavatsky, Editora TPH, EUA, 1986, volume IX, p. 248. Há duas pequenas imagens do globo ou disco alado em Collected Writings, volume XII, pp. 477 e 483.
 
[2] Cartas dos Mestres de Sabedoria,  Ed. Teosófica, Brasília, p. 18. A citação é parte de uma Carta em que um Mahatma discute a tarefa  central do movimento esotérico.
 
000
 
O texto acima foi publicado como item independente nos websites da Loja no dia 01 de outubro de 2023. Ele faz parte também da edição de setembro de 2023 de “O Teosofista”.
 
000
 
Leia mais: 
 
 
 
 
 
* Examine a seção temática A Rússia, a Teosofia e Helena P. Blavatsky.
 
000
 
 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.
 
000