Quando um Peregrino Descobre a Plenitude
 
 
Aleixo Alves de Souza
 
 
 
 
 
Nota Editorial de 2017:
 
O poema “Pelo Vácuo” é reproduzido da obra “Écos do Meu Silencio”, de Aleixo Alves de Souza, Rio de Janeiro, 1937, 95 pp., p. 54. Não há indicação de editora. A ortografia foi atualizada.
 
Existe uma relação direta entre ioga e poesia. O bom poeta trabalha com uma expansão de consciência, e na antiguidade as escrituras sagradas eram preservadas em forma de estrofes. Nos séculos 20 e 21, a relação entre poesia filosófica e teosofia clássica permanece tão forte como sempre.
 
Nem todos os versos do poema “Pelo Vácuo” são de compreensão imediatamente fácil. No entanto, eles possuem um efeito contemplativo. O esforço necessário para compreendê-los é valioso, porque amplia a concentração da consciência e fortalece a sintonia do leitor com a lei universal.
 
(Carlos Cardoso Aveline)
 
000
 
 
Pelo Vácuo
 
Aleixo Alves de Souza
 
A visão da verdade alcança-se
quando se percebe o vácuo do
aparentemente cheio e a plenitude
do aparentemente vazio.”
 
 
 
Quando dormem – na paz que a imensa lida
Torna do corpo uma amiga desejada –
Os que labutam nesta amarga vida….
Eis quando eu velo e saio para a estrada.
 
E deixo a mente alar-se, ave perdida,
Pelas dobras da Noite constelada;
Numa ânsia de Infinito, absorvida,
Sonda os silêncios místicos do Nada.
 
E na procura, assim, do eterno fio
Que é da existência a trama entretecida
Arroja-se [a mente] ao abismo escuro e frio:
 
E dás-lhe – ó noite tétrica e temida –
Em vez do espaço escuro, ermo e vazio,
A plenitude intérmina da VIDA.
 
 
000
 
O autor dos versos acima foi presidente da Sociedade Teosófica (de Adyar) no Brasil.
 
Sobre a história do movimento teosófico no Brasil, veja em nossos websites associados os artigos “Leadbeater Diz Que Matou Brasileiros”, “Bispo Católico Visita Plantações em Marte”,  “A Teosofia no Brasil”, “Besant Anuncia Que é Mahatma” e “A Fraude da Escola Esotérica”. Vale a pena ler o artigo “O Que a Teosofia Ensina”, de Aleixo Alves de Souza, e há outros poemas desse autor publicados em nossos websites.
 
000
 
Em 14 de setembro de 2016, depois de uma análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu criar a Loja Independente de Teosofistas. Duas das prioridades da LIT são tirar lições práticas do passado e construir um futuro saudável
 
000